terça-feira, 11 de junho de 2013

Falando sério #1 - edições

Não, eu não estou querendo generalizar, mas em sua maioria, o brasileiro não gosta de ler. Já é um sacrifício ver alguém lendo nas ruas, no ônibus, em praças públicas, enfim, avistar um livro nas ruas é cada vez mais difícil. Mas é ridículo o jeito que as editoras tratam seus consumidores, ainda mais ultimamente que, mesmo que de forma pequena, se está crescendo o número de leitores.

As diagramações são horríveis, as letras são simplesmente socadas, o papel não é bonito, as capas são muito moles e os cheiros dos livros nem sempre são bons e não me diga que você não cheira seu livros u.u, sem contar que muitas vezes as revisões são assustadoras, isto é, quando se tem revisão. Isso, sem entrar no mérito de algumas traduções. 

É péssimo ter que comparar, entretanto quando fica inevitável a comparação das minhas edições brasileiras com as minhas edições americanas, fico extremamente chateado com o descaso com que a leitura é tratada no Brasil. Essa minha indignação cresceu quando chegou a minha coleção completa de Harry Potter da Amazon. Sem brincadeiras, são livros lindíssimos. Os livros são em hardcover, as jackets são lindíssimas, a capa dura deles é diferente em cada edição, a diagramação é bem espaçosa, com letra grande e com ilustrações em cada capítulo... bem parecidos com a edição brasileira.

Já passou da hora das editoras começarem a tratar melhor seu leitores, afinal, já que somos nós que desfrutamos de todas as benesses que os livros trazem, não vai fazer nenhum mal melhorar o aspecto visual dos livros para chamar mais atenção dos novos leitores e trazer novidades aos velhos. Mas ainda assim, mesmo com nossa indignação, ainda assim não conseguimos deixar de comprar nossos bons e velhos amigos de longa data, os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário