sexta-feira, 21 de junho de 2013

Falando Sério #2 - Ler é um dom?

Ah, esse período de provas da faculdade que me impede de escrever aqui. Mas tudo bem, né? A gente releva esse corrido mundo jurídico. E olha só, até consegui dar uma escapadinha e vim aqui escrever mais um Falando Sério. Não vou fazer resenha, porque não tenho lido muito ultimamente, a não ser matérias deste estranho mundo chamado Direito. Bom, vamos deixar de blá blá blá e ir ao texto. Ei-lo:

Eu gosto de ler desde criança Sério mesmo, eu me lembro de desde uns seis anos, minha mãe comprava gibis da turma da mônica, gibis, estes, que me proporcionaram horas e horas de diversão. Ler livros também, eu lia de tudo, não importava se era grande, se era pequeno, ainda me recordo de passar tardes com um livro em minha frente, mesmo quando passavam filmes legais na Sessão da Tarde.

E isso me faz cogitar: porque será que, na geração atual de crianças, nós não vemos os livros tão presentes na vida dos infantes? Será que a leitura foi um dom concedido à nossa geração e a dos mais velhos e esse dom vai morrer conosco? Porque se for assim, eu não consigo imaginar um futuro tão divertido para nossos mais novos.

Claro que é só uma realidade paralela que eu passo a imaginar, mas é algo sério. Com o advento das tecnologias, adaptações de livros ao cinema, programas de televisão que em nada acrescentam, o prazer pela leitura acabou por ser deixado um tanto quanto de lado; é comum que as gerações mais novas, por terem esse desenvolvimento e necessidade por resultados mais rápidos, não consigam encontrar tanto prazer na leitura como nós encontramos. Deveria, pois, ser de nossa obrigação, assim como fizeram nossos pais, incutir nessa nova geração um amor por livros. É por isso que eu não condeno ninguém que lê livros apenas porque estão em alta, como foi com Crepúsculo, uma vez que, tomando um gancho no mesmo ramo literário, quantas pessoas não desenvolveram o hábito da leitura, lendo Crepúsculo aqui, depois partindo para outras séries de vampiros, quem sabe lendo Entrevista com o Vampiro, depois lendo alguma outra coisa de fantasia e assim por diante?

Ler não é um dom. Ler não é algo que nasce com a pessoa. Leitura é um hábito e como todo hábito pode ser desenvolvido e prazeroso e proporcionar momentos novos e únicos. Cada livro é uma porta nova para diferentes mundos e situações que nos proporcionam experiências que nenhum programa de TV e nenhuma rede social jamais poderia fazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário